« Home | Plano de Bush legaliza situação de imigrantes ileg... » | EUA pedem que Brasil faça mudanças no controle de... » | Ah, esqueci de comentar uma coisinha só: agora eu ... » | Carrie Bradshaw's Final Reckoning. Hoje começa a... » | Ótima matéria sobre os filmes de 2003, publicada p... » | Feliz Ano Novo, de um site de está trazendo uma me... » | Eu to aproveitando esse período longe da faculdad... » | Dia 26 de Dezembro aqui é como dia depois do Thank... » | Este ano, por aqui, esta foi a sensação do natal... » | Cartão de Natal da EW: »

Eu estava lendo o site do Ale e e vendo todos os comentários a repeito do processo de identificação (de brasileiros) nos aeroportos americanos. Ao invés de comentar no site dele a respeito deste assunto eu decidi escrever sobre outro assunto de imigração que está dando o que falar por aqui. O visto de Trabalho Temporário.

No Jornal Nacional de quinta-feira teve uma reportagem sobre isso, e enquanto mostrava a maravilhosa cidade de Newark (também conhecida como Cidade de Deus), as pessoas davam seus depoimentos em relação ao estúpido visto de trabalho. Foi neste momento que eu abri meus olhos e notei como os seres humanos são fácilmente enganados pelo governante, seja ele Bush ou qualquer outro. O cara sobre no palanque e fala qualquer coisinha numa forna mais difícil e elaborada e as pessoas já o amam, sem sequer entender o que o cara acabou de falar.

O problema se agrava quando se trata de um plano de favorecimento de imigrantes ilegais na América, porque mais da metade destes mesmos imigrantes ilegais sequer entendem inglês, e acabam recebendo a notícia do amigo da amiga da visinha que "fala ingrêis muito bem", quando não de um meio de comunicação controlado pelo mesmo governante.

Imigrante ilegal quer ANISTIA. Ponto final. Nada menos do que isso interessa. O cara tá aqui para estalecer a vida aqui, para morar aqui, ele não quer visto. Ele quer se tornar cidadão do país no qual ele trabalha e paga as taxas como qualquer outra pessoa. Isso não vai acontecer. É neste ponto que a mídia erra. As manchetes dos jornais não deveriam ser as que eu publiquei abaixo. Deveria ser : BUSH NÃO DARÁ ANISTIA A IMIGRANTES ILEGAIS.

É isso o que este tipo de pessoa está buscando e é isso exatamente o que não vai acontecer. A única coisa importante que o atual presidente dos Estados Unidos da América disse, foi que "imigrante ilegal está cometendo um crime e não vai ser recompensado com uma anistia".

O plano Temporário de Trabalho consiste em, no máximo, três anos de visto - comum, como qualquer outro visto, mas que dá direito a trabalhar no país. Não há porque fazer alvoroço em torno de tudo isso. Eu tenho medo do que este país vai se transformar devido a este discurso. Para conseguir o visto será necessário estar empregado por um período de tempo a ser determinado e provavelmente haverá um pedido de comprovação deste tempo.

Esta comprovação seria feita através da declaração do importo de renda - a famosa TAX Preparation. E aqueles milhões de imigrantes ilegais que trabalham sem o Social Security Number como pedreiros ou empregadas? Estes vão correr até uma pessoa que prepara a declaração e pagar o imposto de renda que não foi recolhido regularmente dos seus salários, para poder ficar em dia com o governo. Mais uma máfia se cria aí: a máfia dos preparadores de imposto de renda.

Tendo comprovado a ponto mais importante o precesso vai ter que ser percorrido com a ajuda de um advogado, e se cria aí a máfia dos advogados. Este pessoal que vai prestar serviços para os imigrantes que vão entrar com o processo do visto temporário vai poder cobrar preços absurdos, e as pessoas vão pagar. Também vão aparecer aquele bando de pilantras que cobram pelo trabalho e no final, não o executam.

Mas o que mais me preocupa é o que vai acontecer com a relaçao empregatícia neste país. Patrões cobrando para empregar as pessoas, porque desta forma elas "podem" entrar com o pedido de visto. Já ouvi estórias de patrões que vão cobrar até $5 mil dólares pela vaga de emprego. O plano que Bush propõe é de potencial escravidão para quem vai permanecer ilegal.

Aqueles que com muito esforço conseguirem o visto de trabalho o terão pelo período máximo de três anos. As pessoas estão sonhando com a possibilidade deste visto dar entrada múltiplas no país, o que eu, pessoalmente acho muito difícil. Mesmo que aconteça, entra aí a questão que o Ale está discutindo. Visto nenhum dá mais garantia que você realmente vai entrar no país e não ser deportado sem causa alguma.

Depois de três anos o processo vai se repetir, a luta pela renovação do visto vai recomeçar e a exploração acompanhará. Findo o período máximo de seis anos (teoricamente), o trabalhador é obrigado a deixar o país. O que não é benefício nenhum para todos aqueles que vêm para cá, fixando nova redidência na terra da liberdade.

Ninguém está questionando os "contras" deste plano. E a quantida de votos que Bush ganhou com toda esta palhaçada será contada apenas em Novembro.