« Home | Devo eu falar do Bookcrossing antes que todo mundo... » | A Monica fez um post comentando o episódio rídicul... » | É para aparecer uns coment'srios aí embaixo agora.... » | DVDs Nós estamos vidrados em filmes em casa. Já q... » | Eleições I (porque eu ainda vou falar muito deste... » | Bom, de volta à realidade, eu estou tentando, em v... » | Este blog está completamente parado. E eu explic... » | Quando eu falo que liberdade é utopia..... Min... » | Ok, o Yaccs morreu. Vamos todos procurar um novo s... » | Tenho uma passagem comprada para o Brasil para hoj... »

BookCrossing

Tudo começou no Domingo (07). Eu recebi uma ligação queridíssima da minha amiga Cárita. Pessoa que eu amo demais – sem querer ser sentimental. Conversamos sobre os assuntos de sempre. Austrália (de onde ela acaba de voltar), Brasil (onde ela mora hoje), e EUA (onde eu vivo e o marido dela está a trabalho); fotografia; faculdade; blog; pessoas e fofocas, etc… Até que ela me conta algo sobre o Bookcrossing. Disse que tinha me mandado por email há mais de uma semana e que eu não tinha respondido.

Eu não recebi o bendito e-mail e pedi para ela me contar. Visitei o site, mais a noite, de tanta excitação. Ainda estou pesquizando, mas basicamente funciona assim:
Você pega um livro que já leu, que está largado na sua entante, e que apesar de ser um livro importante (pois mudou algo na sua vida), ninguém mais toca o pobre.

Entra no site do Bookcrossing e se cadastra, cadastra seu livro. Ele vai receber um ID, um número de identificação, então vc anota esse número no livro e o abandona em alguma esquina, na porta de algum prédio, na frente da prefeitura, no metro, no ônibus, em qualquer lugar público, onde alguém pode encontrar o livro.

Quem encontrá-lo pode se beneficiar com a a leitura de algo interessante, e de bônus a pessoa pode entrar no site de volta e dizer onde encontrou, fazer uma resenha, e assim, quando acabar, repassar o livro para uma próxima pessoa.

É uma idéia fantástica. Eu amei de paixão. To estudando os números ainda (segunda a cárita têm cerca de 4.000 livros distribuídos nos EUA), eu quero descobrir quantos existem em Jersey e NY, quero escrever sobre isso para a Revista do mês que vem.

O engraçado é que Domingo mesmo, na reforma do apartamento, eu separei cerca de 50 livros usados que estavam em casa, que eu ganhei ou que peguei nas biblioteca por aqui, e fiz uma mala para descer até a loja que tem no primeiro andar do meu prédio. Eles vendem livros usados. Poderia vender os livros para eles ou entregar na biblioteca da minha cidade. Esta foi a idéia inicial. Hoje eu vou separar o que é interessante, cadastrar no Bookcrossing e distribuir por aí.

Vai ser interessante acompanhar o destino de algo que saiu de casa. Então, quem estiver interessado, faça também. Pode ser uma experiência muito agradável. Têm livros espalhados no mundo todo, lógico que em alguns lugares, mais ou menos que em outros, mas se todo mundo aderir o número pode crescer no Brasil, e isso seria interessante. Ë sempre bom incentivar a leitura (ainda mais num pais de analfabetos como o nosso ** ).

Boa Leitura!

**vide o próximo post!

up-to-date: Os EUA tem mais de 17.000 livros espalhados por aí, o Brasil tem apenas 89. :-(
São 502 em jersey e 638 em NY. Na minha cidade existem 4 livros distribuídos. Eu vou sair andando por aí hoje a noite.....