« Home | Os livros nteressantissimos que existem de fotogra... » | Esse negocio de compras pela Internet vicia, olh... » | To compulsiva pra comprar livros, ainda mais agora... » | Meu dom para a pintura nunca foi muito bem desenvl... » | Uma dica maravilhosa, ja que nao fazem meus links ... » | .... estou terrivelmente melando hoje. » | Procurando cartoes para o Dia das Maes, achei cois... » | Madrugada Trashy de Sexta pra Sabado com The Fly I... » | To com saudade do VERÃO, calor, cor, e sol! » | Tem uma discussao sobre piercings crescendo por aq... »



Ontem eu tive o prazer de (finalmente!) assistir a All or Nothing ( que ai nao sei pq cargas daga se chama Agora ou Nunca ), do diretor ingles Mike Leigh - o mesmo de Secrets and Lies.
O filme retrata a vida de tres familias inglesas, que residem no suburbio de Londres, em condicoes no minimo mediocres de sobrevivenvia. Porque pra mim aquilo e sobrevida e nao vida. O filme faz com que vc sinta exatamente o que os personagens supostamente estariam sentindo, e algo mais. Nao conheco os atores, mas segundo a Reuters sao excelentes atores britancios. E eles fazem seu trabalho com louvor.
A primeira familia, e mais focada e a de Penny, mae de dois adolescentes gordos e infelizes com a situacao em que vivem, porem reagem diferentemente. Rachel e tao feiosa e sem esperanca alguma de as coisas mudam em sua vida, trabalha como faxineira em um asilo, esta sempre sozinha e elndo.
Rory e o irmao mais novo, vagabundo, nao faz nada na vida alem de bater nos colegas do predio, come como um porco, responde a mae (vc sente vontade de esbofetea-lo nestes momentos) com grosseria, um animal, resumindo.
O marido, Phil, e um mole, tipico homem que nao honra as calcas que veste. Da ate do, trabalha como taxista no periodo tarde/noite, tem preguica de se levantar cedo e fazer as viajens que dao mais lucro, eh bracao ( ele bate o carro de uma forma ridicula) e nao tem atitude, quando Rory maltrata a mulher ele ouve calado.
Penny parace ser a mais forte da familia, trabalha num supermercado, aguenta tudo isso e ainda assim ama a familia fervorosamente.
As outras familias apresentam hitorias paralelas a estas, de pessoas pobres, mal educadas, sem perspectiva ou esperanca, sempre destacando mulheres mais fortes e menos perversas.
Historia a parte o filme e interessante pela visao que apresenta, por ser ingles ( e nao este bando de lixo hollywoodiano que eu tenho assistido), e muito bem feito.
Cade personagem e devidamente explorado. Suas angustias e sua forma de reacao aos problemas cotidianos. Mas mostrar Londres para mim foi algo especialmente interessante.
Primeiro porque tudo sempre vai paracer estar do lado errado pra mim, depois o sotaque deles e uma coisa do outro mundo, nao entra na minha cabeca que o sotaque daqui e que e o “caipira”, e eu realmente tenho dificuldade en entender o ingles britanico. E ainda: nao me conformo que um local pode ser tao sem vida, frio, podre, sem oportunidades e esperancas quanto o que e mostrado no filme.
Me deixou bem intrigada.
Vale a pena ver, mesmo.

p.s. Odeio escrever sobre filmes, mas este eu nao resisti.